Pages

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A Estúpida Fábula Sobre O Cão Que Não Falava

«Todos os cães fazem "ão ão"» Dizia a professora Cremilde em frente ao quadro negro que peculiarmente até era verde-escuro. A ideia agradou a todos os pequenos infantes e alguns imitaram até a "exótica" onomatopeia, todos menos o pequeno Carlos que levantou de imediato o acanhado polegar. «Se todos os cães fazem "ão ão" e sabendo que "ão" só existem na língua portuguesa... quer dizer que todos os cães falam português?". A docente ajeitou os óculos que haviam escorregado até à ponta do nariz, aproximou-se do reticente petiz com cara de pouco amigos e resmungou: «A linguagem humana é própria dos humanos e não dos animais». Carlos baixou a cabeça em sinal de concordância, pois não seria a primeira vez que a sua inoportuna perspicácia faria com que a palma da mão da professora tocasse as suas faces.

Chegando a casa, carregando a mochila pesada com aqueles livros que todos tivemos: Estudo do Meio, Matemática, Língua Portuguesa, mais os cadernos e o estojo cheio de canetas de feltro, dirigiu-se imediatamente para a casota do cão, o Vasco da Gama, um diminuto pincher preto. «Olá, sei que tu me percebes... hoje na escola a professora não me quis dizer, mas eu sei que os cães são todos portugueses" Carlos olhava agora para os olhos do pequeno cão enquanto este torcia a cabeça, aquele movimento estranho que todos os cães fazem quando não percebem as coisas. «Vá lá... fala comigo! Até te dou os biscoitos mais cedo hoje se falares... só uma palavrinha».
Estranhando a atitude do dono ou pressentindo a passagem de algum esquilo, o Vasco da Gama desatou a correr pelo jardim fora. «O silêncio é o partido mais seguro de quem desconfia de si mesmo!»

1 comentários:

Marta Gil disse...

Isso é que é garganta, beber aguardente e saber a pouco. Por acaso acho o bio-alcoól uma imitação barata do absinto. (ok que estupidez sair-me com esta agora).
O meu cão também é pinsher, e fala muito bem português. Bem demais, até :P
Gostei muito da última frase.

Post-It Amarelo Amarrotado

Se tivesse uma máquina de escrever não tinha um blog!